terça-feira, 2 de setembro de 2008

SALTO PARA O FUTURO

O NTE São Miguel está realizando cursos do Programa Salto para o Futuro


Curso oferecido no NTE em setembro e outubro

Conto e reconto: literatura e (re)criação

Márcia Cabral 1
Rosa Helena Mendonça 2


“Foi um dia, havia três moças já órfãs de pai e mãe. Uma vez, elas estavam todas três na sacada do seu sobrado, quando viram passar o rei. A mais velha disse: ‘Se eu me casasse com aquele rei, fazia-lhe uma camisa como ele nunca viu'. A do meio disse: ‘Se eu me casasse com ele, lhe fazia uma ceroula, como ele nunca teve'. A caçula disse: ‘E eu, se me casasse com ele, paria três coroados'. O rei ouviu perfeitamente a conversa e (...)”. (Conto de Encantamento, colhido por Sílvio Romero, Contos Populares do Brasil II, citado por Câmara Cascudo, em Literatura Oral no Brasil . São Paulo: Itatiaia, 1984, p. 263).

Assim como este, muitos outros contos correm de boca em boca, com algumas ou com muitas modificações. Faz-se um acréscimo ocasionalmente, retiram-se algumas noções consideradas pouco apropriadas em um dado momento, conservam-nas mais acentuadas em outras circunstâncias. Conta-se que é assim que o povo tem reinventado a literatura oral, na qual se incluem as lendas, os contos, os folguedos, as cantorias, dentre outras manifestações de caráter popular. Trata-se de material rico e muito dinâmico.

http://www.redebrasil.tv.br/salto/boletins2006/boletins2006.htm

Nenhum comentário: